ROTULAGEM E INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR

ROTULAGEM E INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR

Rótulos alimentares, tabelas e indicações nutricionais e relativas à saúde (as chamadas alegações nutricionais e de saúde), publicidade e mais em geral todo tipo de informação ao consumidor relativa a alimentos e bebidas é sujeita a uma contínua evolução. Iniciativas empresariais – como o desenvolvimento de novos produtos e políticas comerciais – contribuem de fato para a constante atualização das normas e suas aplicações e interpretações nos muitos âmbitos institucionais e territoriais, dentro e fora da União Europeia.

Nesses âmbitos, a consultoria da FARE compreende o estudo e a projeção de novos rótulos conforme norma legal,  em concomitância com a qualidade e serviços de marketing ou com as relações comerciais internacionais do cliente. Baseada nas folhas de dados de produtos e das exigências comerciais, após uma análise prévia das folhas técnicas de ingredientes e de dados analíticos, elabora-se o leque de oportunidades para construir uma informação transparente, eficaz e correta.

Ao que toca a rotulagem já existente, o trabalho de revisão – a fim de estabelecer conformidade com a normativa italiana, europeia e de demais países para onde serão enviadas as mercadorias – pode ser precedido de uma auditoria no cliente, de forma a avaliar a arte e planificar as intervenções necessárias. Sempre com base na lógica de otimização de recursos e de acordo com as funções relevantes da empresa.

Sem nunca esquecer a devida verificação de compliance de cada forma de comunicação relativa à empresa e aos produtos, inclusos folhetos, websites e redes sociais.

Comments are closed